É muito difícil encontrar na história brasileira um triênio
presidencial com resultados tão pífios como o da presidente Dilma Rousseff.
Desde a redemocratização de 1985, o único paralelo possível é com o triênio de
Fernando Collor, que conseguiu ser pior que o da presidente. Em dois dos três
anos houve recessão (1990 e 1992).
Mas Collor encontrou um país destroçado. Recebeu o governo
com uma inflação anual de 1.782%, as contas públicas em situação caótica e uma
absoluta desorganização econômica.
Dilma assumiu a presidência com um crescimento do PIB de
7,5%. Claro que o dado puro é enganoso. Em 2009 o país viveu uma recessão. Mas
o poder de comunicação de Lula foi tão eficaz que a taxa negativa de 0,2%, deu
a impressão de crescimento ao ritmo chinês — naquele ano, a China cresceu 8,7%.
No campo da ética, o triênio foi decepcionante. Nos dois
primeiros anos, a presidente bem que tentou assumir um discurso moralizador.
Seus epígonos até cunharam a expressão “faxineira”. Ela iria, sem desagradar a
seu criador, limpar o governo de auxiliares corruptos, supostamente herdados de
Lula.
Fez algumas demissões. Chegou até a entusiasmar alguns
ingênuos. Logo interrompeu as ações de limpeza e, mais importante, não apurou
nenhuma das denúncias que levaram às demissões dos seus auxiliares. Todos — sem
exceção — continuaram livres, leves e soltos. E mais: alguns passaram a ser
consultores de fornecedores do Estado. Afinal, como conheciam tão bem o caminho
das pedras....
Sem carisma e liderança, restou a Dilma um instrumento
poderoso: o de abrir as burras do Tesouro para seus aliados. E o fez sem
qualquer constrangimento. As contas públicas foram dilaceradas e haja contabilidade
criativa para dar algum ar de normalidade.
Todos os programas do seu triênio fracassaram. Nenhum deles
conseguiu atingir as metas. Passou três anos e não inaugurou nenhuma obra
importante como um aeroporto, um porto, uma estrada, uma usina hidrelétrica.
Nada, absolutamente nada.
O método petista de justificar a incompetência sempre foi de
atribuir ao antecessor a culpa pelos problemas. É construído um discurso que
sataniza o passado. Mas, no caso da presidente, como atribuir ao antecessor os
problemas? A saída foi identificar os velhos espectros que rondam a história
brasileira: os Estados Unidos, o capitalismo internacional, o livre mercado.
A política externa diminuiu o tom panfletário, que
caracterizou a gestão Celso Amorim. Mas a essência permaneceu a mesma. O
sentido antiamericano — cheirando a naftalina — esteve presente em diversas
ocasiões. Em termos comerciais continuamos amarrados ao Mercosul, caudatários
da Argentina e, quando Chávez vivia, da Venezuela (basta recordar a suspensão do
Paraguai). Insistimos numa diplomacia Sul-Sul fadada ao fracasso. No triênio
não foi assinado sequer um acordo bilateral de comércio.
A política de formar grandes grupos econômicos — as empresas
“campeãs nacionais” — teve um fabuloso custo para o país: 20 bilhões de reais.
E o BNDES patrocinou esta farra, associado aos fundos de pensão das empresas e
bancos públicos. Frente à burguesia petista, J.J. Abdalla, o famoso mau patrão,
seria considerado um exemplo de honorabilidade e eficiência.
A política de energia ficou restrita à manipulação dos
preços dos combustíveis fornecidos pela Petrobras. Enquanto diversos países
estão alterando a matriz energética, o Brasil ficou restrito ao petróleo e
apostando na exploração do pré-sal, que poderá se transformar em uma grande
armadilha econômica para o futuro do país.
A desindustrialização foi evidente. Nos últimos três anos o
país continuou sem uma eficaz política industrial. Permaneceu dependente da
matriz exportadora neocolonial, que gerou bons saldos na balança comercial,
porém desperdiçando bilhões de reais que poderiam ser agregados ao valor das
mercadorias exportadas.
O Ministério da Defesa sumiu do noticiário. Celso Amorim,
tão falante quando estava à frente do ministério das Relações Exteriores, é uma
espécie de titular fantasma. Pior, continuamos sem política de defesa, e as
Forças Armadas estão muito distante do cumprimento das suas atribuições
constitucionais. Sem recursos, sem treinamento, sem equipamento — sempre
aguardando o recebimento da última sucata descartada pelos europeus e
americanos.
A equipe ministerial ajuda a explicar a mediocridade do
governo. Quem se arriscaria citar o nome de cinco ministros? Quem é o ministro
dos Portos? E o da Integração Nacional? Alguém sabe quem é o ministro da
Agricultura?
A presidente recebeu o governo com 38 ministérios. Não
satisfeita com o inchaço administrativo, criou mais: o da micro e pequena
empresa, tão inexpressivo que sequer possui um site.
Se as realizações do triênio são pífias, é inegável a
eficiência da máquina de propaganda. O DIP petista deixou seu homônimo
varguista no chinelo. De uma hora para outra, segundo o governo, o Brasil
passou a ter mais 20 milhões de pessoas na classe média. Como? Tal movimento é
impossível de ter ocorrido em tão curto espaço de tempo e, mais importante, com
uma taxa de crescimento medíocre. Mas a repetição do “feito” transformou a
fantasia estatística em realidade econômica.
Dilma Rousseff encerra seu triênio governamental
melancolicamente. Em 2012, o crescimento médio mundial foi de 3,2% e o dos
países emergentes de 5,1%. E o Brasil? A taxa de crescimento não estava
correta. A “gerentona” exigiu a revisão dos cálculos. O PIB não cresceu 0,9%. O
número correto é 1%! Fantástico.